quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Programação do ESP®BR 2009


Acontecerá como sempre no Templo de Apollo, na Quinta da Boa Vista, RJ nos dias 26 e 27 de Setembro.

http://www.youtube.com/watch?v=SdCvonKsMjQ


Encontro Social Pagão®BR 2009

26 de Setembro - Sábado

10:00h – Recepção

10:30h – Apresentação e Abertura do Evento

11:00h –
Marluz Paiva - Hinduismo - Palestra sobre a cultura Hindú e os seus aspectos.

12:20h – Mestre de Guerra Pagã Bruno Alves - Oficina de Lutas: - O homem inspirado nas forças da natureza. Na história do homem a experiência é ditada pela observação da natureza. Os termos “firme como a montanha” e “veloz como o vento” são exemplos da ligação simbiótica homem-natureza. Em certas modalidades de artes marciais essas observações vieram de encontro aos elementos naturais estudados em algumas doutrinas orientais: Terra ,água, fogo, ar e o vazio(jap. chi, sui, ka, fu e ku, respectivamente). Identificar, se familiarizar, aprimorar e se apropriar de tais elementos-arquétipos para uso na vida cotidiana é a proposta da oficina.

13:00h - LANCHE

13:40h - Dayne Anglius - A Criação da Humanidade segundo a Mitologia Grega. - Abordagem dos aspectos envolvendo o surgimento da humanidade baseados na mitologia grega e sua visão criacionista.

14:20h – Daphne Shinnar - Descida ao submundo: O confronto com s Deusa negra e o com o self. - Inúmeras vezes em nossas vidas somos colocados frente á uma situação que nos força a ir no mais profundo de nosso ser nos reencontrar conosco novamente, Contudo a jornada ao submundo nos exige uma determinação impar, através de um processo lento, e doloroso de mortificação de um EU antigo para a transformação em um novo EU.Descendo ao submundo nos encontraremos com Ereshkigal , a impiedosa porem revigorante senhora do grande lugar, que nos ensinará á nos refazer e tomar posse dos dons aos quais temos direito.

15:00h – Bandruir - Mistérios da Grande Rainha: As mil faces da Mórrigan - Deusa-mãe, Senhora da Magia, mestra dos guerreiros, patrona dos feiticeiros.... Em suas múltiplas faces, a Mórrigan é caos, sexualidade, transmutação. Vida, morte e renascimento.Mistérios que desafiam a todos - homens, mulheres, guerreiros, Druidas, feiticeiros, xamãs - a vivenciar os antigos caminhos da Arte.

15:40h – Diego Santos - Oficina “ Danças, Mitos e Arquétipos” -

16:20h- Aeryus Cernowain - Entendendo a Astrologia - A interpretação das influências dos astros permite a nós identificar virtudes e dificulades que nos acompanham ao longo desta caminhada que é a vida. Muito se ouve falar mas poucos são os que conhecem como é feito um mapa astral e como funciona a análise deste tipo de influência. Vamos discutir o quê é o mapa astral e no quê se baseia a sua produção e interpretação.

17:00h- Dragões de Avalon - A Carga do Sacerdote: Um olhar Draconiano sobre valores.


ENCERRAMENTO




27 de Setembro - Domingo


10:30– Recepção-

11:00h - Claudio Ramos - Roda do Ano na Wicca, com ênfase na celebração dos sabás nos hemisférios norte e sul. A importância da celebração, do comprometimento com a Grande Mãe e de onde e como realizá-los. Vamos acabar com essa "torcida de nariz" quando um fala que celebra para o norte e o outro para o sul - por que não conviver com as diferenças?

12:20h – Boadicea - As Fadas, o Mundo Feérico e as Bruxas: uma estreita relação.
As fadas ou “O Pequeno Povo”, como são conhecidos na Europa, são seres mitológicos e folclóricos, associados a diversas lendas e costumes pagãos que sobrevivem até os dias atuais. Com o resgate do paganismo europeu em suas diversas vertentes, fica quase impossível não esbarrar com esses seres enigmáticos em algum momento! E inspirados nesses “encontros” é que vamos, através dessa pequena comunicação, entrar no “Outro Mundo” ou “A Terra da Juventude” e compreender a estreita relação que existe entre as Fadas e as Bruxas e escolher entre ser “seus amigos” ou fingir que elas/eles não existem!



13:00h - LANCHE

13:40 –Ana Marques - Os caminhos do Tarô.
O caminho físico (do Mago à Força) e o Caminho Espiritual (do Enforcado ao Mundo). As etapas do SER na descoberta de seu lugar no mundo e na sociedade. As etapas do SER na busca da transcendência. A confusão gerada quando os caminhos são negados.

14:20h – Caciano Camilo -O que é Magia? Quais seus Fundamentos? Suas Aplicações práticas? Como funciona e qual seu papel na modernidade? Sua relação com a ciência e a modernidade? Descubra as Leis simples e poderosas de manfestação das forças ocultas no âmago do homem e as chaves secretas que lhe permitirão a contrução da 'ponte' com o que existe de mais poderoso e sublime.

15:00h – Alexandre Jacob – Hermes - A finalidade da palestra é descobrir Deuses Hermes que a maioria não conhece, discutir aspectos esquecidos ou pouco abordados e atualizar os mitos para nossas práticas diárias. Assim vamos realizar uma abordagem do mito e das princpais narrativas envolvendo o Deus, os aspectos da vida grega relacionados a Ele, vivências e práticas diárias relacionadas aos seus atributos e tracçar paralelos e congruências entre o Deus e outras divindades da religião pagã, se possível.

15:40h – Aeryus Cernowain - O uso mágico das plantas – O reino vegetal é a maior riqueza que a humanidade possui e deve ser valorizado como tal. Dentre todos os seus dons, vamos destacar a utilização mágica das plantas como ferramenta de evolução, crescimento e harmonia com a natureza.

16:20h – Bruno Alves - Luta antiga e medieval: Manejos de espada, lança, machado e escudo. - Utilizando a prática como forma de vivenciar a evolução de conflitos e das estratégias relacionadas ao combate, a oficina faz uma viagem ao modo de guerrear de diversas culturas de períodos pré-históricos até a era medieval. A partir de um aprendizado básico do manejo de algumas das armas tradicionais das tribos célticas, germânicas,dos romanos e etc.

17:00h –Feira de Trocas, Agradecimentos e Encerramento do Evento


Quem são nossos palestrantes?


ANA MARQUES - Brasilia/RJ - Sou um retrato ainda indefinido. A bruxaria me trouxe o contato com a minha essência e com os Deuses que habitam em mim. O tarô me trouxe o caminho para trilhar de volta até essa essência. Aprendi que o tempo muda todos os lugares e que ninguém permanece inerte, mesmo que tente. Aprendi que as ferramentas mudam, mas que a descoberta do templo interno é um objetivo pelo qual vale a pena lutar. Não levo flores e nem espinhos, apenas o perfume.
Sites: bruxaoraculo.blogspot.com / bruxadragao.blogspot.com / bruxafeminina.blogspot.com / escritoserabiscos.blogspot.com

AERYUS CERNOWAIN - Vitória – ES – “ Um Bruxo livre de amarras e preconceitos, aberto a ser moldado pelo divino e disposto a aprender todos os mistérios que a vida possa oferecer”, talvez essa seja a minha melhor definição. Nasci no interior da Bahia, onde aprendi a viver em contato direto com a natureza e através de minhas andanças pelo mundo me descobri bruxo, ao que tenho me dedicado dês de então. Me graduei em Farmácia e Bioquímica e tenho agregado esse valor à minha vivência como Bruxo, buscando sempre o melhor que o universo tem a oferecer.
Contato:
Blog: http://www.valedobruxo.blogspot.com/
Multiply: http://www.druidaerius.multiply.com/
Panela de Barro Paganismo Capixaba: http://www.ipaneladebarro.blogspot.com/

ALEXANDRE JACOB – Vitória – ES - Praticante do Helenismo desde 2000, Professor da GERGÓVIA – Escola de Druidismo e Cultura Celta. Formado em Direito, atua na área e desenvolve dentro de uma tradição própria e familiar vivências e práticas mágicas relacionadas aos povos gregos.
Contatos:
Multiply: http://www.alexandrejacob.multiply.com/
Panela de Barro Paganismo Capixaba: http://www.ipaneladebarro.blogspot.com/

BANDRUIR - Rio de Janeiro – RJ - Estudou Comunicação Social (graduação), Relações Internacionais e História (pós-graduação especialização). Trabalha como professora de idiomas e tradutora, já tendo traduzido livros na área de História. É fundadora e diretora da GERGÓVIA Escola de Druidismo e Cultura Celta e da Ordem Druídica DRUNEMETON. Druidesa, praticante e pesquisadora de Paganismo desde 1986, com ênfase em magia druídica e cultura celta, já palestrou em diversos eventos religiosos pelo Brasil. Nas horas vagas, dedica-se ao estudo de plantas e a trabalho voluntário na Floresta da Tijuca..
Contatos:
E-mail: escolagergovia@yahoo.com.br
Site: http://escolagergovia.multiply.com/
Blog: http://www.escolagergovia.blogspot.com/

BRUNO ALVES DE OLIVEIRA – Mestre De Guerra Pagã – Macaé -RJ
27 anos, é pagão e “bruxo solitário em família”. Mora no Sana, distrito de Macaé, entre hortas, pastos, rios, florestas e montanhas celebra a natureza. Neste cenário leciona Ninjutsu(Arte ninja) e desenvolve o grupo AntigasSerpentes de estudo e experimentação das artes de guerra antiga. Interessa-se pela interpretação da paisagem como forma oracular, motivatória e artística. É artesão, fabrica seus próprios artefatos religiosos, amuletos e armas de treino.

CACIANO CAMILO - Bruxo,Estudante de Alquimia Prática, Palestrante, criador do Círculo de Estudos Egregore e Diretor dos Coventículos Lunares se dedica a pesquisa e promoção do esoterismo e da Magia em suas múltiplas linhas.

CLAUDIO RAMOS - Claudio e sua esposa Patricia, estão à frente do Círculo de Brigantia,(espaço-templo onde ministram cursos de Bruxaria, Atendimentos de Tarô,Runas,Oráculo da Deusa e Astrologia Védica. Iniciado em 1993,em 2000, entrou para o Ordem dos Bardos, Vates e Druidas (OBOD) na Inglaterra.Desde 1998 divulga a Wicca-Bruxaria através dos jornais Ganesha e Jaya. Cultua os Deuses Celtas na Roda do Ano.

DANIELE BOADICEA - Estudou Letras, Português- Alemão, na UFRJ. Fez pesquisas e atuou como monitora na área de Mitologia Germânica e Celta. Participou do 1º e 2º Simpósio de Estudos Celtas e Germânicos da UFRJ apresentando pesquisas na área de mitologia celta.É professora de Artesanato Pagão do Templo de Brigith no Rio de Janeiro.Desenvolve diversos produtos nas áreas de cosmética, culinária e artesanato mágickos.Bruxa há doze anos, participou de diversos grupos até ser iniciada na Tradição O´Reilly, e junto com o sacerdote Millennium, dirigem o Grupo Água da Lua desde 2003.É também Probacionista da A.´.A.´.Organiza o evento “Fim de Semana Místico em São Thomé das Letras”, que já está em sua segunda edição e conta com a participação de diversos representantes do misticismo no Brasil.

DAPHNE SHINNAR - Manaus - AM – Sacerdotisa Adjunta do Coven Arco Íris (CCAI), dedicada às Deusas sumerianas Inanna e Ereshkingal. Baseia-se na linguagem dos arquétipos primordiais para a composição ritual e nos estudos de autores junguianos para o estudo de características humanas e entendimento do culto e da religião. Utiliza-se de musicas do cancioneiro brasileiro na composição e prática ritual. Consultora logística, atualmente reside no Rio de Janeiro, sendo ex organizadora do ESP Amazonas e atualmente modera junto com Aeryus Cernowain a organização do ESP®-RJ.

DIEGO SANTOS – Curitiba – PR- Desde dos 13, Diego vem buscando aprimoramento espiritual. Foi organizador do ESP®PR por 4 anos. Estudante de Psicologia na UFPR. Formado em Yoga, Danças Circulares e em diversas terapias complementares.Suas pesquisas principais hoje são: a compreensão dos 4 elementos enquanto bases da existência em Gaia, suas influências nos sistemas psíquico, físico, energético e emocional. E seu tema de monografia, a capacidade das Danças de proporcionarem estados alterados de consciência em seus dançarinos. É idealizador do projeto Roda de Gaia, cuja proposta é criar movimento,de todas as formas, através de cursos, vivências, ações sociais, formações, terapias, parcerias e muitas outras. Esse movimento é essencial, pois movimentando não permitimos que a energia estagne e assim possibilitamos uma eterna renovação dessa energia. Para manter essa energia fluente nos dispomos a atuar em diversas áreas; nas escolas, empresas, hospitais, clínicas de saúde e tantos outros locais. Nem sempre poderemos estar em todos os lugares, mas com certeza sempre haverá um parceiro nosso por lá, isso acontece porque o Roda de Gaia é um movimento social, um acontecimento geral, forte e vivo.
Contato:
http://www.rodadegaia.com.br/

GJALLAN HEIMDALLSKJALDBRANDR DE AVALON
- Rio de Janeiro – RJ Historiador formado pela UFF, cujo estudo é focado na mitologia nórdica e Sacordote de Primeiro Grau da Tradição Dragões de Avalon


KALAMAR NUR DE AVALON - Rio de Janeiro – RJ - Advogado, Sacerdote de Primeiro Grau da Tradição Dragões de Avalon

LENA BELLONA DE AVALON - Sacerdotisa de Segundo Grau da Tradição Dragões de Avalon

SHILOM MARAWARA DE AVALON - Rio de Janeiro – RJ Professora de inglês, pagã há mais de uma década e Sacerdotisa de Primeiro Grau da Tradição Dragões de Avalon


Infos e Fotos dos ESP®BR anteriores:

http://fryggah.multiply.com/journal
http://www.8p.com.br/hellfryggah/flog/#
Maiores informações – projetogaiapaganus@yahoo.com.br

OBS: Além do nosso famoso lanche comunitário (por favor levem as bebidas geladas, pois provavelmente não teremos isopor para conservar), como no ano passado haverão pessoas vendendo sanduiches naturais e sucos variados para que não precisemos sair do Templo de Apollo e desse modo atrasar a programação e teremos ainda a novidade da
"Feira de Trocas" como mais uma forma de estreitar laços e partilhar conhecimento. Funcionará da seguinte forma: cada participante do ESP®BR leva algum objeto cuja referência seja pagã e troca com outro participante do evento. O objeto pode ser alguma imagem, cristal, representação de divindade, esculturas, incensários... enfim, qualquer objeto de cunho mágico. O importante é a troca ser feita baseada em amor e amizade.

P.S.: Programação sujeita a alteração devido à espera de confirmação por parte de alguns participantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário